IRS Trabalhadores Independentes

Arranca já no dia 1 de Abril a entrega do IRS para trabalhadores independentes, que terão de entregar as suas declarações até 30 de Junho, tal como os trabalhadores dependentes.

Os contribuintes que se encontrem registados pelo exercício de uma actividade empresarial ou profissional deverão entregar um anexo B ou C, consoante se encontrem abrangidos pelo regime simplificado ou de contabilidade organizada.

Mesmo não tendo obtido rendimentos da categoria B, os contribuintes têm de entregar a declaração, assinalando o facto no respectivo campo no anexo B ou C da declaração Modelo 3.

Em relação aos regimes de tributação, assim que um trabalhador independente é registado, as finanças enquadram automaticamente o sujeito passivo no modelo simplificado.

No entanto, o trabalhador independente pode optar pelo regime de contabilidade organizada.

Porém, se os rendimentos anuais líquidos forem superiores a €200.000, o enquadramento será sempre contabilidade organizada.

No regime simplificado pagam imposto sobre 75% dos rendimentos brutos e 25% são considerados encargos inerentes à actividade desenvolvida. Em regime de contabilidade organizada, a declaração terá sempre que ser submetida pelo contabilista certificado.

Novidades Fiscais
Voltar à lista